Acompanhamento constante e especializado ao cliente, abrangendo diversas áreas da saúde, nomeadamente: Medicina Geral, Medicina Interna, Psicologia, Nutrição, Enfermagem (geral e de reabilitação), entre outras que possam ser solicitadas pelos nossos clientes.

Médico

Colocamos ao dispor de todos os nossos clientes, um serviço de qualidade no acompanhamento médico ao domicílio para proporcionar conforto e bem-estar. Contamos com uma equipa médica especializada, experiente e com capacidade de resposta rápida.

A Medicina Geral é fundamental no apoio aos pacientes e às suas famílias. Através da mesma, pretendemos oferecer cuidados de natureza preventiva/curativa, física/emocional, orgânica/funcional sem limites de idade.

A Medicina Interna é uma especialidade médica que avalia o doente adulto no seu todo, tendo em conta a complexidade do organismo humano e a interação dos vários distúrbios que podem afetar o indivíduo. Esta dedica-se à prevenção, diagnóstico e orientação da terapêutica não cirúrgica das doenças de órgãos e sistemas.

Médico Psiquiatra

A prestação de cuidados de saúde mental é individualizada, tendo em conta os aspetos culturais, psicossociais e as preferências das pessoas. Promove-se o envolvimento do indivíduo no seu processo de tratamento, com vista a uma decisão informada e partilhada. Os objetivos são promover a autonomia, a integração social e a funcionalidade das pessoas, para uma vida preenchida e com maior qualidade possível.

Desta forma, a intervenção psiquiatra efetua avaliação, diagnóstico e tratamento dirigido às pessoas com doença mental, através de consultas ao domicílio, com especial enfoque na população geriátrica (idade superior a 65 anos).

Psicólogo

Consideramos essencial disponibilizar o serviço de psicologia, uma vez que é o estudo científico da mente e do comportamento humano, indicado para pessoas de qualquer idade. Este procura a manutenção de um sentimento de bem-estar psicológico e emocional através de um acompanhamento profissional adaptado e individualizado.

  • A estimulação cognitiva ajuda o cliente a estar orientado no tempo e no espaço;
  • O processo terapêutico ajuda o cliente a ultrapassar sentimentos ou momentos de vida difíceis (tristeza, perda, inatividade, incapacidade);
  • Foca-se na prevenção do declínio cognitivo, com o objetivo de potenciar a sua autonomia, independência e qualidade de vida.

Nutricionista

A Nutrição é uma especialidade técnica que avalia e define qual o melhor regime alimentar para o tratamento e prevenção de várias doenças. É de extrema importância contar com a ajuda de profissionais qualificados para lidar com as questões envolvidas na nutrição, dessa forma, através da nossa equipa de nutricionistas é possível:

  • Realização um plano nutricional;
  • Avaliação da composição corporal, quantidade de massa magra, gordura corporal, água corporal total e os restantes dados sobre o estado nutricional;
  • Acompanhamento mensal.

O acompanhamento mensal é feito através do WhatsApp, para que o cliente possa esclarecer as suas dúvidas quando necessitar e para conseguirmos verificar se a adaptação é conseguida de forma positiva. 

Enfermeiro

O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. Prestam serviços a clientes que necessitam de cuidados diários, evitando assim, uma deslocação aos serviços de saúde. Atuam na:

  • Aplicação de injeções para administração de fármacos prescritos pelo médico;
  • Aplicação de pensos (curativos) no tratamento de feridas de úlceras de pressão;
  • Tratamentos com algálias (colocação ou substituição) para clientes ou doentes com incontinência urinária;
  • Assistência a doentes acamados.

A marcação do serviço de enfermagem ao domicílio tem como foco a criação de um plano de tratamento personalizado, para cada caso em específico.

Psicomotricista

A Psicomotricidade é a área que estuda a relação entre a motricidade (corpo) e os processos mentais (função cognitiva e afetiva), e a sua intervenção visa promover a autonomia, a funcionalidade e a qualidade de vida do indivíduo, tendo em consideração as suas características individuais e contextuais.

A Psicomotricidade direcionada a idosos, tem o intuito de retardar os processos de deterioração associados ao envelhecimento, estimulando funções percetivo-motoras (por exemplo: marcha, equilíbrio, coordenação percetivo-motora), cognitivas (atenção, memória, concentração, etc.), a motricidade e a orientação espacial e temporal.

O meio aquático surge como um campo de atuação psicomotor, num âmbito educacional, preventivo e terapêutico, nos quais o corpo é o elemento principal de relação, comunicação, desempenho, adequação e intencionalidade, numa prática lúdica e/ ou reabilitativa.

Fisioterapeuta

A Fisioterapia pode ser definida como a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios funcionais em órgãos e sistemas do corpo humano. A fisioterapia pode ser indicada em diversos casos, seja para o alívio da dor articular, para tratar uma lesão, para pacientes que acabaram de realizar uma cirurgia ou mesmo como recomendação de fisioterapia preventiva.

O fisioterapeuta, quando recebe o adulto mais velho, inicia o atendimento, realizando uma avaliação fisioterápica com o objetivo de analisar e interpretar o problema articular realizando também um conjunto de exercícios para avaliar a capacidade física, para que seja possível obter uma visão ampla do quadro clínico do adulto mais velho e adaptar o tratamento de reabilitação de forma individualizada de acordo com a situação do adulto mais velho.

Desta forma, a intervenção da fisioterapia contribui para:

  • A melhoria da postura corporal;
  • Diminuição da dor;
  • Prevenir lesões;
  • Melhoria da marcha, coordenação e do equilíbrio;
  • Melhoria da flexibilidade e aumento da força muscular;
  • Promoção da reabilitação após acidentes ou cirurgias.

Normalmente associamos a prática do fisioterapeuta apenas à reabilitação de pacientes e ao auxílio no tratamento de doenças crónicas que podem limitar a movimentação. No entanto, devemos ponderar sobre a fisioterapia preventiva, de forma a evitar o aparecimento de doenças ocupacionais, como a lesão por esforço repetitivo, problemas de coluna, nos ombros, entre outras, que visa adaptar os exercícios de forma a evitar que os problemas surjam, sobretudo, na população de risco, como os adultos mais velhos.

Terapia da Fala

A Terapia da Fala atua na prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, como também outras formas de comunicação não verbal. Para além destas áreas, intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).

A equipa de Terapeutas da Fala pode ajudá-lo em situação pós AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou paralisia facial, com o objetivo de maximizar a comunicação, amenizando as capacidades perdidas, de forma a recuperar alguma autonomia e para que exista um aumento da funcionalidade nas rotinas diárias.

É realizada uma avaliação e, em caso de intervenção, esta é individualizada, sendo elaborado um plano de intervenção, adaptado a cada adulto mais velho e às suas necessidades e, posteriormente, será elaborado um plano terapêutico.


Cuidamos por si.